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Arquitetos: Estudio Tupi
- Área: 50 m²
- Ano: 2022
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Fotografias:Leonardo Finotti
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova concepção projetual, para a flagship da marca de biquinis Adriana Degreas, parte da relação entre os conceitos de proto-modernidade e pós-modernidade. Se por um lado, a proto-modernidade, do Brasil Império, evoca materiais, ritmos, simetrias e equilíbrio – austeros e clássicos; do outro, a pós-modernidade, incorpora essas mesmas noções estéticas, mas em um novo formato, a curva, e um novo material, o concreto aparente. Não obstante, a visualidade do barco e a utilização da clássica madeira riva, também são componentes que constituem o conceito do projeto.
Da união de todos esses elementos, a volumetria se apresenta: uma elipse cortada ao meio, posicionada no teto do espaço. Sensorialmente, a ideia é que, ao ingressar na loja, a atmosfera elegante desloque o observador à uma promenade à beira-mar, de uma piscina ou de uma proa. De dentro para fora, o pórtico da vitrine é revestido com mosaico de espelhos, a aplicação amplia a noção espacial do ambiente de 50m² e produz uma ilusão de ótica, a depender do ângulo, o olhar completa a forma geométrica, transforma a meia elipse em uma inteira.
As laterais deste barco, pouco além da metade, são revestidas por um elemento boleado cerâmico que, em determinado ponto, encontra o mosaico de espelhos, refletindo o forro de madeira de forma fragmentada. A materialidade do forro de madeira riva é cortada por uma sanca de iluminação, em que o gesto destaca e intensifica o brilho das peças de Adriana Degreas. No meio deste forro, puro, percebe-se a interferência de uma luz circular, ela faz alusão à uma escotilha de barco e opera no projeto como uma claraboia, iluminando o interior.
Caminhando para o fundo da loja, a área de provadores é revestida por nanopastilhas, seu uso remete aos salões de banho antigos e sofisticados. A fachada da loja, se desenvolve a partir de um conceito que agrada muito o Estúdio Tupi: a namoradeira. Dois bancos são dispostos, um virado um para o outro, a relação cria um espaço de descanso e apreciação da obra, no qual, ao lado, há duas janelas, onde os produtos ficam expostos em manequins. No exterior, o pórtico, originado de ripas laterais em concreto aparente, arremata o desenho e marca a entrada: da nova loja, do novo conceito.